ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

O UNIFAMETRO Carreiras trabalha com a gestão administrativa, burocrática e legal dos estágios não obrigatórios, atuando na intermediação, orientação, análise e validação dos documentos.

O Estágio Não Obrigatório é uma atividade opcional, sendo diretamente ligado à área de estudo e tem por objetivo complementar às atividades curriculares do curso.

Deve ser formalizado através do seu cadastro no portal UNIFAMETRO Carreiras e da assinatura do Termo de Compromisso. Devem ser observados alguns requisitos previstos pela Lei de Estágio:

  • A carga horária não pode ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais;
  • É obrigatória a concessão de bolsa (ou outra contraprestação) e auxílio transporte;
  • É obrigatória a contratação, para o estagiário, de seguro contra acidentes pessoais;
  • O estágio deve ser realizado na área do curso do aluno;
  • O horário do estágio não pode conflitar com os horários de aula do aluno;
  • O supervisor local deve ter formação ou experiência na área. Para alguns cursos, a formação do supervisor deve ser a mesma do curso do aluno;
  • É assegurado o recesso remunerado, quando o estágio tiver duração superior a um ano ou proporcional quando o período de estágio venha a ser menor;
  • A duração do estágio não poderá exceder 2 anos na mesma empresa/concedente, exceto quando se tratar de estagiário com deficiência;
  • É obrigatória a apresentação de relatório de avaliação com periodicidade mínima de 6 meses.

O que é necessário para poder iniciar um Estágio Não Obrigatório?

  1. Estar regularmente matriculado e frequente em curso de graduação ou pós-graduação.
  2. A Unidade Concedente ou Agente de Integração precisa firmar convênio com o UNIFAMETRO Carreiras (Caso não tenha sido formalizado).
  3. Com o convênio firmado e aprovado, a Unidade Concedente/Agente de Integração ou o Estudante, precisa cadastrar a solicitação de estágio no portal UNIFAMETRO Carreiras com, no mínimo, 7 (sete) dias antes da data do início do estágio.
  4. Após a solicitação de estágio ser aprovada pelo UNIFAMETRO Carreiras, o estudante precisa agendar atendimento presencial para trazer o Termo de Compromisso de Estágio para ser assinado pela Instituição.

Acesse a Lei 11.788/2008

ACESSE AQUI